quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Bradsmaids

Bom essa semana convidei minha amigas que eu amo muito como havia falado no post anterior para serem minhas bridesmaid, como eu não sabia ao certo o que era isso fui pesquisar ....


De onde veio a tradição?
É um costume antigo e especialmente comum entre os anglo-saxões que se instituíram na Inglaterra por volta do século V. Porém a tradição é ainda mais velha, foi em Roma que realmente nasceu esse hábito. Já naquela época os noivos eram precedidos por jovens da mais ou menos da mesma idade e com roupas semelhantes a dos cônjuges. Dessa forma acreditava-se que afastavam os maus espíritos que não podiam diferenciar os recém casados do resto do grupo e dessa maneira não poderia prejudica-los, assim o novo casal seria poupado da miséria.
Quem chamar?
Geralmente são as amigas adultas mais próximas, assim como as irmãs e primas da noiva. O ideal é que as damas de honra sejam solteiras, sendo assim, podem ser observadas por algum príncipe presente…
Para que servem?
As damas de honra não são apenas para abrilhantar a cerimonia de casamento. Elas tem um papel muito importante, pois sobre seus ombros repousa a de muitas responsabilidades como preparar o chá de panelas, ajudar a noiva se vestir no grande dia, colaborar com os preparativos da festa e no grande dia ou mesmo dar o apaoio moral a noiva. As damas de honra entram na igreja (no salão ou no templo) antes da noiva.
O que vestir?
Tradicionalmente escolhem-se vestidos iguais, o que dá um resultado muito bacana. Quem define o que as damas de honra vão usar são as noivas, claro que tem que agradar todas as meninas, as magricelas, as mais cheinhas, as altas e as baixinhas… o ideal é estudar um tipo de vestido que combine com o biótipo de todas as suas damas. Outra alternativa é a noiva escolher uma cor e deixar as damas escolherem livremente o modelo, assim será possível achar um modelo que combine com o corpo de cada menina, sem destoar nas fotografias.
O mais chique é que o vestido das damas de honra seja longo, mas em festas mais informais e de dia, permite-se vestidos um pouco abaixo do joelho. Pela etiqueta a noiva deve arcar com os custos dos vestidosA dama de honra deve carregar buquê?
Todas as damas de honra devem carregar pequenos buquês de flores parecidos com o da noiva, que não grite com sua roupa.
Quantas damas posso chamar?
Não existe uma regra! Gosto de número pares, pela estética mesmo, daí as damas entram de duas em duas. Sugiro no mínimo duas e no máximo seis. Se a gente começa a convidar muita gente para papeis especiais perde a exclusividade e a pessoa não se sente especial e sim alguém convidado apenas com interesses de um presente mais caro. Aqui vale uma ressalva, em Portugual acedita-se que números ímpares dão sorte, daí vai do gosto.
Só resta saber se essa moda pegará aqui no Brasil.
Elas aceitaram, eba !!convivi com elas diariamente por quase 10 anos e passamos por muita coisa juntas, e Fernanda trazemos um amizade de 20 anos, e Ju de 10 anos, tenho elas como irmas, mesmo hoje um pouco distantes por causa das circuntascias da vida trago elas no coração.



BJUS

MANU HELENA






8 comentários:

  1. eu acho lindo!! e nao sabia da historia e curiosidades...adorei

    bjuu

    http://respireecase.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. ai que fofo acho super lindo convidar as melhores amigas!
    beijos fica com Deus

    ResponderExcluir
  3. Acho maravilhoso!
    Mas noivo acha muito americano...
    Ainda não sei se terei, mas gostaria mt de ter!

    Bjus

    Taty

    ResponderExcluir
  4. Muitas noivinhas jea estão aderindo a essa moda...e fica lindo..uma homenagem para as amigas queridas, né??..=)

    beijos!

    ResponderExcluir
  5. Que legal !!!!

    É tão bom ter pessoas queridas ao nosso lado nesse dia tão especial!

    ResponderExcluir
  6. Legal saber a história! Duas amigas solteiras irão virar damas, hehe


    Um beijo =)
    www.fuxicodenoiva.com.br
    http://casamentodossonhos-juefe.blogspot.com
    @fuxicodenoiva

    ResponderExcluir
  7. Mas, uma dúvida.

    Posso ter além de madrinhas as damas de honra? E em que momento do casamento elas entram?

    Beijinhos

    ResponderExcluir